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segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

MOMENTOS DO PIBID/ FIC/ PAA NA E. M. EUCLIDES DA CUNHA


Por: Joyce Silva dos Santos (bolsista do PIBID/ FIC/ PAA)

Oficina de interação com a música “Fico assim sem você”, de Claudinho e Buchecha.
            A oficina deu abertura às atividades do PIBID/ FIC/ PAA na E. M. Euclides da Cunha.
            Para o desenvolvimento da atividade foram confeccionadas placas com palito e material EVA, contendo a imagem dos símbolos que são citados pelos compositores da música e que, segundo eles, são coisas que não podem ser desligadas uma das outras (“carro sem estrada”, “queijo sem goiabada”, “amor sem beijinho”, etc.). A atividade consistia em chamar a atenção dos estudantes para a relação entre fala (audição da música) e imagens contidas nas placas. A dinâmica buscava, também, estabelecer a interação do grupo, requisitando a participação de todos no processo de construção da música através do reconhecimento das imagens. Após a dinâmica foi realizada uma abordagem sobre a interpretação da música, trazendo para o contexto a ideia de que o PIBID também não vive sem os (as) alunos (as).
            Apesar da timidez muito aparente de alguns, a dinâmica teve muito êxito, conseguindo a participação de todos na brincadeira.

Foto da dinâmica realizada pelas bolsistas Ani Queiroz, Bruna de Cássia, Michele Assunção e prof.ª Denise.


Leitura e interpretação do texto Um Apólogo, de Machado de Assis.
            A fábula da agulha e da linha, clássico de Machado de Assis, foi lido e discutido pelos discentes e bolsistas nos encontros do PIBID/ FIC/ PAA na E. M. Euclides da Cunha. Explorando a temática da soberba e dos posicionamentos que tomamos em nossas relações sociais e familiares, o grupo conseguiu estabelecer um diálogo sobre o texto, contando com considerações pertinentes dos discentes. Durante os posicionamentos sobre as atitudes das personagens agulha e linha todos chegaram à conclusão de que as duas personagens (assim como nós) são realmente boas quando trabalham juntas.
            A abordagem do tema favoreceu a consolidação da união do grupo, mostrando que todos são bons, mas que podem ser ainda melhores quando se propõem a ajudar uns aos outros.  A oficina de leitura da fábula foi finalizada com a gravação de áudio, priorizando um trabalho em conjunto, cada aluno (a) fez a fala de um personagem.

Foto da atividade realizada pelas bolsistas Daniele Vitorino, Joyce Silva, Michele Bitencourt, Monique Siqueira e prof.ª Maria Lúcia: momentos de leitura.


Leitura e interpretação do poema As Cartas, de Primitivo Paes/ Cine PIBID.
            O poema As Cartas, do poeta Primitivo Paes, que trata a temática do analfabetismo, salientando a importância do aprendizado da leitura e da escrita para o convívio social das pessoas, foi trabalhado nas oficinas do PIBID na escola. Para ilustrar a situação vivida pelo eu-lírico no poema, o grupo de bolsistas criou o Cine PIBID, com a exibição do filme Central do Brasil.
            A exibição do filme se deu para que fosse criado um diálogo entre o poema “As Cartas”, de Primitivo Paes, com a visão de mundo que os alunos já possuem sobre o tema analfabetismo, como uma forma de dar mais ênfase à importância da leitura na vida das pessoas, durante o processo de interpretação construído nas oficinas. A proposta de diálogo com as cartas foi rapidamente identificada pelos discentes, desde as primeiras cenas do filme em que a personagem “Dora”, interpretada por Fernanda Montenegro, escreve cartas a pedido de pessoas analfabetas na estação Central do Brasil. Outra cena que teve bastante repercussão e foi muito comentada pelos alunos foi a que o menino, protagonista do filme, descobre que Dora não envia as cartas que cobra para escrever. Essa cena contribuiu ainda mais para a reflexão sobre a importância do conhecimento, da aquisição da leitura. Os discentes perceberam que, assim como no poema de Primitivo, quando o eu-lírico diz “um dia vou pra escola/ eu vou aprender a ler/ a somar, diminuir, dividir, multiplicar/ pra quando for pra usina/ cortar cana pra moer/ saber quanto vou ganhar/ e o tanto que vou perder”, as pessoas que dependiam daquela mulher eram enganadas por não saberem ler e que isso não aconteceria se aquelas pessoas tivessem a oportunidade de ter acesso à leitura.

            A atividade contou ainda com a produção de cartas, nas quais os alunos e alunas da E. M. Euclides da Cunha expressaram o quanto aprendem ao ajudar o próximo. As cartas tiveram como destinatários pessoas com deficiência visual que receberão o CD do PIBID/ FIC/ PAA e tomarão conhecimento dos textos literários e do processo de desenvolvimento do letramento literário dos discentes. As atividades foram seguidas das gravações de áudio do poema e das cartas produzidas.

Fotos do Cine PIBID realizado pelos (as) bolsistas Carlos Vinícius, Flávia Daiana, Joana D'Arc, Joyce Silva, Monique Siqueira, Patricia Suwwan e prof.ª Maria Lúcia.




 
Fotos das cartas produzidas pelos alunos João Felipe e Natan Silva e pela aluna Brenda da Conceição

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