Por: Joyce Silva dos Santos (bolsista
do PIBID/ FIC/ PAA)
Oficina
de interação com a música “Fico assim sem
você”, de Claudinho e Buchecha.
A oficina deu abertura às atividades
do PIBID/ FIC/ PAA na E. M. Euclides da Cunha.
Para o desenvolvimento da atividade
foram confeccionadas placas com palito e material EVA, contendo a imagem dos
símbolos que são citados pelos compositores da música e que, segundo eles, são
coisas que não podem ser desligadas uma das outras (“carro sem estrada”,
“queijo sem goiabada”, “amor sem beijinho”, etc.). A atividade consistia em
chamar a atenção dos estudantes para a relação entre fala (audição da música) e
imagens contidas nas placas. A dinâmica buscava, também, estabelecer a
interação do grupo, requisitando a participação de todos no processo de
construção da música através do reconhecimento das imagens. Após a dinâmica foi
realizada uma abordagem sobre a interpretação da música, trazendo para o
contexto a ideia de que o PIBID também não vive sem os (as) alunos (as).
Apesar da timidez muito aparente de
alguns, a dinâmica teve muito êxito, conseguindo a participação de todos na
brincadeira.
Foto da dinâmica realizada pelas bolsistas Ani Queiroz, Bruna de Cássia, Michele Assunção e prof.ª Denise.
Leitura e interpretação do texto Um Apólogo, de Machado de Assis.
A fábula da agulha e da linha, clássico
de Machado de Assis, foi lido e discutido pelos discentes e bolsistas nos
encontros do PIBID/ FIC/ PAA na E. M. Euclides da Cunha. Explorando a temática
da soberba e dos posicionamentos que tomamos em nossas relações sociais e
familiares, o grupo conseguiu estabelecer um diálogo sobre o texto, contando
com considerações pertinentes dos discentes. Durante os posicionamentos sobre
as atitudes das personagens agulha e linha todos chegaram à conclusão de que as
duas personagens (assim como nós) são realmente boas quando trabalham juntas.
A abordagem do tema favoreceu a
consolidação da união do grupo, mostrando que todos são bons, mas que podem ser
ainda melhores quando se propõem a ajudar uns aos outros. A oficina de leitura da fábula foi finalizada
com a gravação de áudio, priorizando um trabalho em conjunto, cada aluno (a)
fez a fala de um personagem.
Foto da atividade realizada pelas bolsistas Daniele Vitorino, Joyce Silva, Michele Bitencourt, Monique Siqueira e prof.ª Maria Lúcia: momentos de leitura.
Leitura e interpretação do poema As Cartas, de Primitivo Paes/ Cine PIBID.
O poema As Cartas, do poeta
Primitivo Paes, que trata a temática do analfabetismo, salientando a importância
do aprendizado da leitura e da escrita para o convívio social das pessoas, foi trabalhado
nas oficinas do PIBID na escola. Para ilustrar a situação vivida pelo eu-lírico
no poema, o grupo de bolsistas criou o Cine PIBID, com a exibição do filme Central do Brasil.
A exibição do filme se deu para que fosse criado um diálogo
entre o poema “As Cartas”, de Primitivo Paes, com a visão de mundo que os
alunos já possuem sobre o tema analfabetismo, como uma forma de dar mais ênfase
à importância da leitura na vida das pessoas, durante o processo de
interpretação construído nas oficinas. A proposta de diálogo com as
cartas foi rapidamente identificada pelos discentes, desde as primeiras cenas
do filme em que a personagem “Dora”, interpretada por Fernanda Montenegro,
escreve cartas a pedido de pessoas analfabetas na estação Central do Brasil.
Outra cena que teve bastante repercussão e foi muito comentada pelos alunos foi
a que o menino, protagonista do filme, descobre que Dora não envia as cartas
que cobra para escrever. Essa cena contribuiu ainda mais para a reflexão sobre
a importância do conhecimento, da aquisição da leitura. Os discentes perceberam
que, assim como no poema de Primitivo, quando o eu-lírico diz “um dia vou pra
escola/ eu vou aprender a ler/ a somar, diminuir, dividir, multiplicar/ pra
quando for pra usina/ cortar cana pra moer/ saber quanto vou ganhar/ e o tanto
que vou perder”, as pessoas que dependiam daquela mulher eram enganadas por não
saberem ler e que isso não aconteceria se aquelas pessoas tivessem a oportunidade
de ter acesso à leitura.
A atividade contou ainda com a produção de cartas, nas
quais os alunos e alunas da E. M. Euclides da Cunha expressaram o quanto
aprendem ao ajudar o próximo. As cartas tiveram como destinatários pessoas com
deficiência visual que receberão o CD do PIBID/ FIC/ PAA e tomarão conhecimento
dos textos literários e do processo de desenvolvimento do letramento literário
dos discentes. As atividades foram seguidas das gravações de áudio do poema e
das cartas produzidas.
Fotos do Cine PIBID realizado pelos (as) bolsistas Carlos Vinícius, Flávia Daiana, Joana D'Arc, Joyce Silva, Monique Siqueira, Patricia Suwwan e prof.ª Maria Lúcia.



Fotos das cartas produzidas pelos alunos João Felipe e Natan Silva e pela aluna Brenda da Conceição
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