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segunda-feira, 20 de abril de 2015

LETRAR POETIZANDO: UMA NOVA ALTERNATIVA PARA A PRÁTICA DOCENTE

LETRAR POETIZANDO:
UMA NOVA ALTERNATIVA
PARA A PRÁTICA DOCENTE
Autora:
Joyce Silva dos Santos (PIBID / P.A.A. / FEUC / FIC)

Co-autoras:
Elisete de Souza Pereira (PIBID / P.A.A. / FEUC / FIC)
Michele Rodrigues da Silva Bitencourt Calisto (PIBID / P.A.A. / FEUC / FIC)
Vânia Gonçalves de Almeida (PIBID / P.A.A. / FEUC / FIC)

Orientadores:
Drª Arlene da Fonseca Figueira


Me. Erivelto da Silva Reis

RESUMO: A palavra Letramento refere-se à capacidade de  apropriação  da  leitura  e  da escrita, bem como  das práticas sociais que estão a elas relacionadas.  Assim, pressupõe-se que  o  ato  de  letrar  esteja  além  do  simples  ensino  do  código  linguístico,  porque  o  texto literário passa a ser entendido como um fenômeno ao mesmo tempo cognitivo e social e de extrema função educativa. Este estudo pretende relacionar o amplo sentido educacional da literatura com  a  prática  de  letramento  escolar,  apresentando  as  experiências  e  dinâmicas envolvidas na produção de acervos de áudio (P.A.A.) desenvolvidas no subprojeto PIBID –do Curso de Letras  -  Português/Literaturas -  das Faculdades Integradas Campo-Grandenses (FIC),  com o apoio da CAPES. Como suporte teórico destacam-se os conceitos propostos por LAJOLO (2006), nos quais debate-se a abordagem sobre o crescimento quantitativo da produção  literária  voltada  para  o  público  infantil  conflitando  com  a  baixa  qualidade  de muitos  desses  textos;  (COLOMER,  2007),  conceito  de  letramento  escolar;  (COSSON, 2009), com as concepções de promoção do letramento através do estudo do texto literário; (KLEIMAN,  2006),  com  as  concepções  de  leitura  escolar,  no  qual  o  texto  literário  é  o protagonista da prática docente de letrar poetizando.


PALAVRAS-CHAVE: Pibid, Letramento escolar, Literatura, Prática docente,  Produção  de acervo de áudio.

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