LETRAR POETIZANDO:
UMA NOVA ALTERNATIVA
PARA A PRÁTICA DOCENTE
Autora:
Joyce Silva dos Santos (PIBID / P.A.A. / FEUC /
FIC)
Co-autoras:
Elisete de Souza Pereira (PIBID / P.A.A. / FEUC /
FIC)
Michele Rodrigues da Silva Bitencourt Calisto
(PIBID / P.A.A. / FEUC / FIC)
Vânia Gonçalves de Almeida (PIBID / P.A.A. / FEUC /
FIC)
Orientadores:
Drª
Arlene da Fonseca Figueira
RESUMO: A palavra Letramento refere-se à capacidade de apropriação
da leitura e da escrita,
bem como das práticas sociais que estão
a elas relacionadas. Assim, pressupõe-se
que o
ato de letrar
esteja além do
simples ensino do
código linguístico, porque
o texto literário passa a ser
entendido como um fenômeno ao mesmo tempo cognitivo e social e de extrema
função educativa. Este estudo pretende relacionar o amplo sentido educacional
da literatura com a prática
de letramento escolar,
apresentando as experiências
e dinâmicas envolvidas na
produção de acervos de áudio (P.A.A.) desenvolvidas no subprojeto PIBID –do
Curso de Letras - Português/Literaturas - das Faculdades Integradas Campo-Grandenses
(FIC), com o apoio da CAPES. Como
suporte teórico destacam-se os conceitos propostos por LAJOLO (2006), nos quais
debate-se a abordagem sobre o crescimento quantitativo da produção literária
voltada para o
público infantil conflitando
com a baixa qualidade de muitos
desses textos; (COLOMER,
2007), conceito de letramento escolar;
(COSSON, 2009), com as concepções de promoção do letramento através do
estudo do texto literário; (KLEIMAN,
2006), com as
concepções de leitura
escolar, no qual
o texto literário
é o protagonista da prática
docente de letrar poetizando.
PALAVRAS-CHAVE: Pibid, Letramento escolar, Literatura, Prática docente, Produção
de acervo de áudio.
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