A PRODUÇÃO DE ACERVO DE
ÁUDIO (P.A.A.) EM LETRAMENTOS LITERÁRIOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO
Profª. Drª. Arlene da
Fonseca Figueira
(FIC/FEUC/ CAPES / SME-RJ)
Profº. Me. Erivelto da
Silva Reis
(FIC / CAPES / SEEDUC-RJ)
PALAVRAS-CHAVE: PIBID, Literatura, Acervo de Áudio,
Letramento Literário, Educação Básica.
I INTRODUÇÃO
Buscando alternativas para que discentes do
Curso de Letras das Faculdades Integradas Campo-Grandenses (FIC) possam
desenvolver subprojetos que favoreçam sua formação, faz-se necessário situar a presença e o
perfil do (a) futuro(a) professor(a) na realidade atual, considerando sua
função social, pedagógica e, acima de tudo, humana. Trata-se de descrever esse
perfil e suas relações com a sociedade, considerando a importância do (a)
professor(a) como agenciador(a) da cultura e como peça fundamental para
impulsionar uma educação que busque a reflexão e a cidadania. Na construção desse perfil, é
fundamental que o profissional da área de Letras apreenda uma concepção de
linguagem mais adequada à abordagem de ensino linguístico: a linguagem como
capacidade humana de articular significados coletivos em sistemas arbitrários
de representação, que são compartilhados e que variam de acordo com as
necessidades e experiências da vida em sociedade.
Vale aqui relembrar Bakhtin (1998, p.36, 66, 95):
A palavra é fenômeno ideológico por
excelência. [...] sabemos que cada palavra se apresenta como uma arena em
miniatura onde se entrecruzam e lutam os valores sociais de interação
contraditória. A palavra revela-se, no momento de sua
expressão como o produto de interação viva das forças sociais. [...]
a palavra está sempre carregada de um conteúdo ou sentido ideológico ou vivencial.
Diante da importância da linguagem – e
da língua – na formação do sujeito, faz-se necessário refletir sobre o papel
da leitura e interpretação de textos literários. Nesse
sentido, o subprojeto Produção de Acervo de
Áudio
(P.A.A.) propõe-se à realização do que
se constitui na gravação, por meio eletrônico digital, de leitura oral de
clássicos da literatura que sejam de domínio público ou de autores que
autorizem a gravação de suas obras.
O texto literário é um todo complexo, que leva o
leitor a uma atividade cognitivo-emocional essencial para a sua formação
humana e intelectual, segundo Antônio Cândido (1995).
Nessa mesma linha de pensamento, Saraiva
afirma que:
Por ser expressão artística, o texto
literário extrai dos processos histórico-político-sociais uma visão da
existência humana que transcende o tempo de sua concepção e instiga o leitor sob forma de perguntas que o
levam a analisar seu próprio tempo. Como
resultado da interação receptiva e criadora do autor diante da práxis literária
e diante do mundo, o texto exige, pois, para instituir-se a recuperação ativa e
criadora do leitor. Ela transita dos princípios constitutivos próprios do texto
para o contexto extraliterário; do mundo da significação textual, para o
sentido do mundo. (2001, p.27).
A proposta
do P.A.A. é que discentes (bolsistas Pibid) do Curso de Letras das FIC,
Instituição de ensino situada no bairro
de Campo Grande – Zona Oeste da Cidade do
Rio de Janeiro – promovam o letramento literário no ensino fundamental II,
mais especificamente, junto a alunos(as) da Escola Municipal Euclides da Cunha,
localizada no bairro de Guaratiba (Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro),
localidade que, segundo dados do Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE), ocupa a 118ª posição do IDH da Cidade (0,74). Distante
cerca de 60km do Centro, caracterizando-se como bairro-dormitório, é
extremamente carente,
principalmente no que diz respeito à
acesso à lazer e a espaços culturais, tais como cinemas, teatros, museus e
bibliotecas públicas.
II
PRODUÇÃO DE ACERVO DE ÁUDIO
Este
subprojeto de iniciação tem como objetivo geral a inserção dos alunos do curso
de Letras no contexto escolar do Ensino Fundamental II –, com o intuito de
promover a interrelação entre a teoria e a prática pedagógica no componente
curricular de Língua Portuguesa, com ênfase nas práticas de leitura de textos
literários para posterior produção de acervo em áudio.
Para tanto, tem como propostas imediatas: diagnosticar
a realidade escolar em seus aspectos macro e microestrutural;
identificar e analisar as principais
dificuldades de leitura apresentadas pelos estudantes da Educação Básica;
inserir alunos (as) das FIC na realidade da escola pública; criar
condições para leitura de textos
literários, que serão objeto de
produção de CDs de acervo em áudio; oferecer oficinas de leitura de textos
literários; promover a reflexão entre a teoria e
a prática; promover a interação entre a
comunidade escolar e as FIC; e produzir e tornar acessível material em
áudio que aproxime a Literatura dos portadores de necessidades especiais no
campo da visão, adultos não alfabetizados e alunos e alunas da Educação Básica
e demais membros da comunidade escolar.
2.1 INTERAÇÃO
ENTRE BOLSISTAS (PIBID) DAS FACULDADES INTEGRADAS CAMPO-GRANDENSES E DISCENTES
DA ESCOLA MUNICIPAL EUCLIDES DA CUNHA (S.M.E. /
RJ)
O subprojeto
Produção de Acervo de áudio (P.A.A.) está sendo
desenvolvido na Escola Municipal Euclides da Cunha, situada no Rio de Janeiro.
Os discentes do curso de Letras das FIC
promovem atividades de leitura de textos literários, junto aos alunos e alunas
do Ensino Fundamental II, a fim de melhorar a proficiência leitora e, consequentemente,
desenvolver o gosto pela leitura de textos literários. A proposta é garantir o
acesso aos textos literários e a aproximação de tais textos à realidade dos (as)
alunos (as), juntamente com os futuros (as) professores (as), supervisionados
(as), pela Coordenação de área do Subprojeto e pelos professores supervisores
lotados na escola municipal.
Pra tanto, são implementadas as seguintes ações e estratégias:
(1)
leituras e debates de textos que discutem o letramento literário, para
posterior aplicação na escola municipal, através de oficinas literárias;
(2)
criação
de um blog para maior divulgação do acervo em áudio e para a publicação
dos resultados alcançados com o subprojeto;
(3)
organização de dois encontros nas FIC que reúnam os envolvidos no projeto, para conhecer a
Instituição e os trabalhos produzidos;
(4)
participação dos discentes bolsistas em Congressos para divulgação do subprojeto de Produção de Acervo de Áudio,
o que demandará recursos para o deslocamentos dos discentes bolsistas.
2.2 ESTRATÉGIAS DE APERFEIÇOAMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA DOS BOLSISTAS PIBID
Dentre as principais estratégias, destacam-se:
1)
desenvolvimento da competência para trabalhar a pluralidade das formas de
expressão em seus aspectos linguísticos e literários;
(2)
participação dos bolsistas Pibid em experiências didático-metodológicas,
tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que
busquem a superação de problemas identificados no processo de
ensino-aprendizagem, levando em consideração o IDEB e o desempenho da escola e
dos alunos em avaliações nacionais;
(4) Produção de textos acadêmicos, em
seus variados gêneros, a fim de desenvolver o aperfeiçoamento da língua
portuguesa, em sua variante culta, levando em consideração seus objetivos,
interlocutores, suportes e contextos de produção;(3) leituras sistemáticas de textos que abordem o tema
do subprojeto, em formato acadêmico, de maneira a possibilitar o diálogo entre
diferentes teorias, sem deixar de considerar as vivências em sala de aula;
(5) valorização dos textos produzidos pelos bolsistas em apresentações de
Congressos, Seminários e Jornadas Pedagógicas que abordem o tema em questão.
2.3
RESULTADOS PRETENDIDOS
Gerais
(1) Contribuir para
o desenvolvimento da capacidade discursiva dos futuros docentes e dos alunos da
educação básica e
para o conhecimento e o gosto pela leitura de textos literários, assim
como favorecer as práticas de leitura e as reflexões que a literatura
possibilita pela sua essência plurissignificativa.
Específicos:
(1) Incentivar a formação de
professores para o Ensino Fundamental II e, consequente, valorização do magistério;
(2) Contribuir para a aproximação mais
direta entre as Faculdades Integradas Campo-Grandenses e a comunidade escolar
de Ensino Fundamental II (alunos e professores);
(3) Contribuir para o aumento do IDEB
da escola participante do subprojeto, através das práticas de leitura e dos
debates e reflexões sobre o dizer literário;
(4)
Promover, tanto para alunos (as) da Educação Básica quanto para bolsistas,
o desenvolvimento das capacidades de inferir, comparar, argumentar,
pesquisar, produzir de maneira coerente, crítica e original;
(5) Estimular os alunos a apreciar a
leitura de textos literários variados, visando à compreensão, à interpretação e
à crítica;
(6) Ensinar aos alunos diferentes procedimentos
de leitura e de apresentação oral;
(7) Ensinar os alunos a utilizar
adequadamente as variedades linguísticas da língua portuguesa, a partir do contato
com os textos literários;
(8) Incentivar os (as) alunos (as)
bolsistas a participar de eventos acadêmicos: apresentação do trabalho
realizado no PIBID e seus resultados em eventos promovidos pelas FIC e em
eventos organizados por outras Instituições de ensino;
(9) Elaborar material de consulta, em mídia digital e impressa, detalhando
todas as etapas planejadas e desenvolvidas durante o projeto e produzir CDs de
acervo de áudio.
III
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O
Subprojeto do curso de Letras-Português das FIC – Produção de Acervo de Áudio –
busca contribuir para o desenvolvimento da capacidade discursiva dos futuros
docentes e dos(as) alunos(as) da educação básica, promover o conhecimento e o
gosto pela leitura de textos literários, assim como favorecer as práticas de
leitura e as reflexões que a literatura possibilita pela sua essência
plurissignificativa.
Por
fim, definir mídias, produzir material em áudio que aproxime a Literatura dos
portadores de necessidades especiais no campo da visão, adultos não alfabetizados
e alunos (as) da Educação Básica e da comunidade escolar.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
BAKTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São
Paulo: Hucitec, 1998.
CÂNDIDO, A. Vários
escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
Projeto
Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras das Faculdades Integradas
Campo-Grandenses. Rio de Janeiro: FIC, 2010.
SARAIVA, J. A. Literatura e alfabetização. Do
plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001.
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