Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de abril de 2015

TEXTOS LITERÁRIOS EM ÁUDIO: TECNOLOGIA COMO SUPORTE PARA O LETRAMENTO

TEXTOS LITERÁRIOS EM ÁUDIO:
TECNOLOGIA COMO SUPORTE PARA O LETRAMENTO

Thayane Rodrigues Oliveira (PIBID / P.A.A. / FEUC / FIC) thayanerodriguesolive@gmail.com
Danielle Vitorino (PIBID / P.A.A. / FEUC / FIC)
Flávia Daiana Gomes da Silva (PIBID / P.A.A. / FEUC / FIC) flaviadaianita@gmail.com
Leonardo Souza (PIBID / P.A.A. / FEUC / FIC)
Orientadores:
Drª. Arlene da Fonseca Figueira
Me. Erivelto da Silva Reis


 
RESUMO: Letramento é a habilidade que o indivíduo desenvolve de ler e escrever dentro de um contexto comum a suas vivências. Desse modo, compreende-se a prática de letrar como um dos grandes desafios do professor nos dias atuais. Visto o distanciamento dos alunos com os livros e a proximidade com as ferramentas tecnológicas como  o ÁUDIO  por exemplo, do qual se utilizam constantemente no dia a dia, sem perceber que o universo literário pode também ser inserido no contexto tecnológico. Nessa perspectiva, a proposta deste trabalho é mostrar ao professor e ao aluno contemporâneo que os meios tecnológicos, podem  e devem ser aproveitados como suporte no letramento literário, uma vez que promovem interação entre o conteúdo e o aluno, facilitando o processo de aprendizagem em diversas disciplinas . Para tal, será tratado ao decorrer da pesquisa o que é o letramento, o letramento na teoria, o letramento na prática, com a exemplificação de como utilizar os recursos tecnológicos em favor do ato de letrar, projeto desenvolvido pelo Pibid na instituição FEUC, Subprojeto letras PAA, em parceria com a CAPES. Para solidificar a pesquisa tem-se como apoio teórico CONSSON (2009), COLOMBER (2007), SOARES (2004) e  KENSKI (2010).  

PALAVRAS-CHAVE: Texto literário, Letramento, Processo de aprendizagem, Professor, Pibid, ferramenta tecnológica, áudio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário