TEXTOS LITERÁRIOS EM ÁUDIO:
TECNOLOGIA COMO SUPORTE PARA O
LETRAMENTO
Danielle Vitorino (PIBID / P.A.A. / FEUC / FIC)
Leonardo Souza (PIBID / P.A.A. /
FEUC / FIC)
Orientadores:
Drª.
Arlene da Fonseca Figueira
Me. Erivelto da Silva
Reis
RESUMO: Letramento é
a habilidade que o indivíduo desenvolve de ler e escrever dentro de um contexto
comum a suas vivências. Desse modo, compreende-se a prática de letrar como um
dos grandes desafios do professor nos dias atuais. Visto o distanciamento dos
alunos com os livros e a proximidade com as ferramentas tecnológicas como o ÁUDIO
por exemplo, do qual se utilizam constantemente no dia a dia, sem
perceber que o universo literário pode também ser inserido no contexto
tecnológico. Nessa perspectiva, a proposta deste trabalho é mostrar ao professor
e ao aluno contemporâneo que os meios tecnológicos, podem e devem ser aproveitados como suporte no
letramento literário, uma vez que promovem interação entre o conteúdo e o
aluno, facilitando o processo de aprendizagem em diversas disciplinas . Para
tal, será tratado ao decorrer da pesquisa o que é o letramento, o letramento na
teoria, o letramento na prática, com a exemplificação de como utilizar os
recursos tecnológicos em favor do ato de letrar, projeto desenvolvido pelo
Pibid na instituição FEUC, Subprojeto letras PAA, em parceria com a CAPES. Para
solidificar a pesquisa tem-se como apoio teórico CONSSON (2009), COLOMBER
(2007), SOARES (2004) e KENSKI
(2010).
PALAVRAS-CHAVE: Texto literário, Letramento, Processo de
aprendizagem, Professor, Pibid, ferramenta tecnológica, áudio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário