Audiolivro:
um incentivo ao letramento literário na Educação
Básica
Autora:
Michele Assunção da Silva
(PIBID / P.A.A. / FEUC / FIC)
Micheleassuncao_profissa@yahoo.com.br
Co-autoras:
Anni De Angellis Mota da
Cunha (PIBID / P.A.A. / FEUC / FIC)
anniangellis@gmail.com
Thársila Zanini Silva
(PIBID / P.A.A. / FEUC / FIC)
tharsilacg@hotmail.com
Orientadores
Professora Doutora Arlene da Fonseca Figueira
Professor Mestre Erivelto da Silva Reis
Resumo
Considera-se letrado o indivíduo que sabe utilizar a literatura, aquele que faz uso da escrita e da leitura para se orientar no mundo, para descobrir alternativas e possibilidades, enfim, é aquele indivíduo que se apropria da escrita e de suas práticas sociais. Letramento, então, refere-se a um estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo, e, é partindo desse pressuposto que o audiolivro destina-se a estimular o crescimento ou a formação de uma comunidade leitora nas escolas de Educação Básica. O letramento literário é o objetivo maior dessa nova ferramenta incentivadora.
Palavras-chave
Letramento; audiolivro;
letramento literário.
Introdução
O presente artigo tem o objetivo de
mostrar a relevância dos audiolivros no processo de letramento literário dos
alunos da Educação Básica. Os livros falados já eram conhecidos por serem
utilizados no auxílio da leitura dos deficientes visuais, porém tem-se
expandindo a sua funcionabilidade à pessoas que não possuem tempo para fazer
uma leitura do livro impresso e até mesmo àquelas que apresentam algum tipo de
dificuldade de leitura, como a dislexia. A inovação maior, é a utilização de
audiolivros nas escolas, com o objetivo de tornar a leitura de obras literárias
mais prazerosas e mais frequentes. O Projeto de Produção de Acervo em Áudio-
PAA- PIBID das Faculdades Integradas Campo-grandenses (FIC), destina-se a
transformar os audiolivros em um instrumento para incentivar os alunos da
Educação Básica à eternizarem suas vozes narrando obras literárias em um CD.
Desse modo, a leitura passa a ter mais personalidade e o dono da voz se envolve
muito mais na história. Com isso, a comunidade de leitores tende a crescer cada
vez mais.
O
conceito de letramento
Segundo Magda Soares, em seu livro Letramento: um tema em três
gêneros, a palavra letramento é uma tradução para o português da
palavra inglesa literacy que traduzindo seu significado é a condição de
ser letrado, de dominar a leitura e a escrita, sendo assim, o estado ou
condição daquele que não só sabe ler e escrever, mas também faz uso competente
e frequênte da leitura e da escrita.
Uma pessoa letrada tem uma condição social e cultural diferenciada, pois
pensa diferente de uma pessoa analfabeta ou iletrada. Além disso, ser letrado
dá ao indivíduo a capacidade de codificar e decodificar a língua escrita,
assumindo esta como “propriedade” cultivando e exercendo as práticas sociais
que usam a escrita.
Audiolivro
como estímulo à leitura
Os audiolivros
são mais conhecidos no universo dos deficientes visuais, pois os auxiliam na
leitura de livros, revistas, jornais, etc. O mercado de livros falados vem
crescendo cada vez mais, e não em resposta a um número crescente de deficientes
visuais, pelo contrário, leitores apressados, com vida agitada, pouco tempo ou
suscetíveis à experiência sensorial das rádios e das telenovelas já se mostram
ávidos a esse formato de livros, além daquelas que apresentam algum tipo de
dificuldade de leitura, que também se mostram interessadas pelos mesmos.
A
leitura de obras literárias no formato de audiolivros já existe há mais de quarenta
anos e teria começado com o Instituto Benjamin Constant com o objetivo de
tornar a leitura acessível aos deficientes visuais. No referido instituto, as
grafações dos audilivros eram realizadas sem marcas de interpretação dos
ledores, pois os ouvintes não poderiam ser influenciados pela voz do outro,
também não havia sonoplastia e os extrangeirismos eram devidamente soletrados
Hoje, há uma nova proposta para a produção de acervos em áudio de obras
literárias. O ledor pode incluir na sua voz marcas de sua interpretação,
inclusive pode fazer uso de dramatizações, de modo que ajude a criar no ouvinte
o ambiente da história e aproximando-o mais da narração. Essa nova proposta,
está caindo no gosto de escolas regulares, com a intenção de estimular o gosto
pela leitura dos alunos, tornando-os personagens de cada história e fazendo
valer o sentimento de cada um a respeito do que é lido.
Letramento
literário com auxílio do audiolivro
Muitas crianças e
jovens se mostram desestimulados com a leitura por estarem em uma convivência
cultural com imagens e sons de uma forma muito intensa. Os livros impressos,
muitas vezes, não são atrativos por possuírem muitas páginas, muitos textos e
poucas imagens. Diante disso, algumas escolas de Educação Básica estão investindo
em audiolivros para aumentarem a comunidade de leitores jovens, principalmente.
Os livros falados estimulam muito mais a imaginação dos leitores, pois
estes podem se envolver mais na história, através dos efeitos sonoros, da voz
empolgante, ou triste do ledor. O mais interessante é que cada ledor vai dar
uma personalidade diferente a uma mesma história, e isso é o que mais estimula
e empolga o leitor.
Com esse método dos livros falados, o professor torna a leitura um ato
prazeroso e empolgante.
Conclusão
Os
livros falados, portanto, tem um papel fundamental no aumento de leitores de
obras literárias, contribuindo assim, para o letramento literário. Um indivíduo
letrado é aquele que faz uso da escrita e da leitura para descobrir a si mesmo
pela leitura e pela escrita, é descobrir alternativas e possibilidades, é
descobrir o que pode ser.
Referências
Bibliográficas
SOARES, Magda. Letramento:
um tema em três gêneros. Belo Horizonte. Autêntica, 2000.
BATISTA, Antônio A. G., GALVÃO, Ana M. O. Leitura: práticas,
impressos, letramentos. Belo Horizonte. Autêntica, 2005.
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