ESCOLAR E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Joyce Silva dos Santos (PIBID/ P AA/ FIC/ FEUC)
Vânia Gonçalves de Almeida (PIBID/ P AA/ FIC/ FEUC)
Co-orientadores:
Profª. Drª. Arlene da Fonseca Figueira (PIBID/FIC/FEUC/FIC/SME-RJ)
Prof. Me. Erivelto da Silva Reis (PIBID/FIC/FIC/SEEDUC-RJ)
O Projeto PAA – Produção de Acervo de Áudio – desenvolvido por graduandos
das Licenciaturas em Letras das Faculdades Integradas Campo-Grandenses (FIC/FEUC), juntamente com o apoio da CAPES, busca promover o letramento literário de
alunos da rede pública do Rio de Janeiro e produzir material destinado ao uso de
pessoas com deficiência visual, com intuito de contribuir para inclusão social e
desenvolvimento intelectual dos mesmos.
A proposta do projeto é fazer com que os futuros discentes da área de Letras
desenvolvam estratégias pedagógicas que promovam o gosto pela leitura literária. Para
tanto, são promovidas pesquisas voltadas para o letramento literário, para a mediação
pedagógica e para as produções de áudio. Tais pesquisas tem o propósito de despertar
nos alunos e alunas do segundo segmento do ensino fundamental da Escola Municipal
Euclides da Cunha, – que sedia o projeto PAA – o gosto pela leitura e, também,
produzir material auditivo de qualidade para que pessoas com deficiência visual possam
desfrutar.
Situada no bairro de Guaratiba, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, a escola
sede do projeto, funciona em uma região muito carente no que diz respeito a
acessibilidade ao lazer e aos espaços culturais, sendo, na maioria dos casos, o espaço
escolar o único local de expressão cultural a que as crianças e jovens da região têm
acesso.
Foi por entender que a leitura proporciona ao indivíduo espaço para criar e
desenvolver seus objetivos, que as Faculdades Integradas Campo-Grandenses (FEUC/FIC) escolheram a comunidade escolar de Guaratiba para o desenvolvimento do projeto
P.A.A., como forma de proporcionar aos discentes da escola mais uma oportunidade de
lidar com as manifestações culturais de seu país através do trabalho com o texto
literário, assim como, desenvolver nos colegiais o amor pelo ato de ler. Assim, consta
como uma das principais ações práticas do projeto, oferecer aos alunos e alunas do
referido colégio oficinas de leituras voltadas para o viés lúdico do texto literário. Tais
oficinas visam ao desenvolvimento da imaginação criativa dos leitores e à expressão de
uma leitura voltada para o prazer, para a imaginação e para a criação a partir do que foi
lido e apreendido. Além disso, outro propósito importante é melhorar a proficiência
leitora dos aprendizes e produzir material que desperte a atenção dos componentes da
comunidade escolar e adjacências para a importância do produto final das gravações e
atividades de leitura.
As vozes eternizadas em cd’s de áudio que serão utilizados para
oferecer as pessoas com deficiência visual mais oportunidades de contato com a
literatura são um meio de despertar a atenção dos discentes para a importância de tornar
a leitura acessível a quem não pode ler por algum tipo de deficiência visual e/ou
analfabetismo.
A proposta de criar um material de leitura inclusiva que proporcionasse aos
deficientes visuais o acesso a obras literárias de qualidade e bem reproduzidas já era
uma ideia antiga das FIC, que começou a ser desenvolvida através do NEL – Núcleo de
Estudos da Linguagem Poeta Primitivo Paes –, juntamente com o apoio de alunos
voluntários que faziam as leituras para a gravação do cd de áudio.
O motivo primordial
para tal ação era tornar as obras literárias mais acessíveis a um aluno da Instituição que
era portador de deficiência visual. A escolha de produzir um material de áudio e não em
braille, é uma proposta de inclusão social para pessoas cegas ou com baixa visão que
vem da consciência da dificuldade pela qual essas pessoas passam para ter acesso a
leitura literária e informativa, já que o braille ainda não é acessível a todos que
precisam. Muitos deficientes visuais ainda não são alfabetizados nesse sistema de
escrita que lhes é particular e, além disso, o material é de alto custo e de difícil
locomoção, uma vez que um livro transcrito em braille toma proporções bem maiores
do que um livro normal.
A partir dessa iniciativa da Instituição foi gerado um cd contendo obras do Poeta
Primitivo Paes e de Fernando Pessoa.
A proposta de gravação em áudio de textos
literários foi apresentada e aceita pela CAPES para ser desenvolvida no Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que propõe a inserção dos
futuros professores de Letras no contexto da escola pública.
Dessa maneira, o projeto Produção de Acervo de Áudio (PIBID/ PAA), mostrase como uma extensão da formação profissional dos licenciandos em Letras da
faculdade, permitindo-os vivenciar a realidade da escola pública brasileira e lidar com a
necessidade especial dos indivíduos, oferecendo-lhes maiores oportunidades de acesso à
cultura e ao conhecimento.
O grupo PIBID/ PAA/ FIC/ FEUC é composto por vinte e
cinco alunos das Licenciaturas em Letras das FIC/ FEUC, que atuam diretamente com a
realização de pesquisas voltadas para área de letramento literário e produção de acervos
em áudio. Os resultados das pesquisas são aplicados nas oficinas de leitura e gravação
de áudios. Dois professores da faculdade atuam como coordenadores do projeto e cinco
professores da Escola Municipal Euclides da Cunha colaboram como supervisores das
oficinas, prestando apoio aos bolsistas e aos alunos e alunas da escola supracitada.
LEITURA DE APOIO: http://feucnel.blogspot.com.br/
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