PROJETO
P.A.A. – PRODUÇÃO DE ACERVO DE ÁUDIO:
SUAS
PROPOSTAS, MÉTODOS E DESENVOLVIMENTO
Autores:
ANA LUIZA ALVES
MARTINS BORBA (PIBID/ P.A.A./ FEUC/ FIC)
FLÁVIA LINS DE
ASSUNÇÃO RIBEIRO (PIBID/ P.A.A./ FEUC/ FIC)
GUSTAVO FERNANDES
FELIZARDO DA SILVA
(PIBID/ P.A.A./ FEUC/ FIC)
ISADORA LINS ASSUNÇÃO
SILVA (PIBID/ P.A.A./ FEUC/ FIC)
Orientadores:
Profª.
Drª. Arlene da Fonseca Figueira (UFRJ / UFF / FEUC-FIC / SME-RJ)
Prof. Me. Erivelto da Silva Reis (FIC / UFRJ /
SEEDUC-RJ)
RESUMO: O subprojeto Produção de Acervo
de Áudio (P.A.A.) faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência (PIBID), patrocinado pela CAPES, sediado pelas Faculdades Integradas
Campo-Grandenses (FIC/FEUC). O PIBID visa a contribuir para a formação de
futuros docentes mais capacitados para a pesquisa aplicada à prática, porque os
estudos desenvolvidos devem ser direcionados para alunos da educação básica da
rede pública. Um dos objetivos do P.A.A. é o de produzir materiais que
facilitem a acessibilidade da Literatura para portadores de necessidades
especiais, principalmente pessoas cegas ou com baixa visão. Para implementar
este subprojeto, bolsistas do curso de Letras das FIC, juntamente com a escola
parceira - Escola Municipal Euclides da Cunha/RJ - estão trabalhando a leitura
de textos literários, em domínio público, com alunos do sexto ao nono ano para
a gravação de Cd’s ou audiolivros. Como forma de estimular a leitura dos textos
literários são oferecidas oficinas de leitura, que abrangem desde dramatização
à sonoplastia. Os resultados esperados são a formação de docentes críticos,
capazes de interrelacionar a teoria e a prática pedagógica no ensino de Língua
Portuguesa, estimulando nos alunos da escola parceira não somente o hábito, mas
o gosto pela literatura. A criação de acervo de áudio poderá assegurar que
muitas pessoas deficientes visuais, e não só elas, mas também analfabetos,
presidiários, ou acamados possam vir a ter acesso aos clássicos da literatura.
PALAVRAS-CHAVE: Pibid, Teoria, prática, leitura,
Literatura, formação de professor, audiolivro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário